Postagens Recentes

03 junho 2017

Resenha: Neve e Cinzas



Autora: Sara Raasch
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 320
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob

Neve e Cinzas é o primeiro volume da emocionante trilogia que promete arrancar suspiros do leitores. É uma fantasia cheia de ação sobre lealdade, amor e a tão sonhada liberdade. O livro nos apresenta um mundo fantástico com descrições calorosas de tirar o fôlego e uma protagonista que subestimou a todos.
Apesar de ter ficado um pouco confusa no início, vemos que o livro é muito bem escritos e cenas ricas descritivas com grandes reviravoltas.

No continente Primoria, o mundo é dividido em oito reinos: quatro reinos Estação e quatro reinos Ritmo, cujo rei de cada reino possui um condutor de magia, que podem utiliza-los para ajudar seu reino e seu povo. Contudo, os reinos Ritmo odeiam os reinos Estação, pois um dia, em algum lugar sob os reinos Estação, está uma bola gigante de magia, o abismo, e  tinha uma entrada para lá que se perdeu a muito tempo, junto com essa fonte de poder. 



Há dezesseis anos, o Reino de Inverno foi atacado, escravizado e teve seu medalhão (seu condutor e fonte de poder) destruído por Angra, rei de Primavera. Dos 25 sobreviventes, apenas 8 estão vivos e lutam para conquistar o reino de volta e reconstruí-lo. Meira é uma órfã que foi criada por Sir, general dos invernianos. A jovem está treinando para se tornar uma guerreira e poder fazer alguma coisa, qualquer coisa, pelo seu reino, apesar dela nunca o ter conhecido. 
"Os olhos de Mather se concentram em algo além da minha cabeça, algo que paira nas lembranças remendadas que todos contaram a ele também. Lembranças da mãe, a rainha Hannah Dynam. Lembranças de como o próprio Angra marchou para o palácio Jannuari, matou a rainha e partiu o condutor ao meio." — PÁG 52
Meira é apaixonada por Mather, seu melhor amigo e futuro rei de Inverno, e os dois sonham em reconstruir seu lar e voltar as origens. Mas Meira sabe que jamais poderia ficar junto de Mather, já que ele está prometido para alguém que o ajudaria a conquistar novamente seu reino. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. A jovem sempre quis fazer algo para seu povo e agora chegou sua hora. Daí, a jovem parte para Primavera, onde supostamente metade do medalhão está, junto com Finn com a esperança de voltar e dá um novo começo ao seu povo. 
Contudo, nem tudo sai como o esperado. Meira vai perceber que há uma perigosa magia que é impossível de controlar. E essa magia trás muito sofrimento, ganancia e vaidade aos que estão sob seu poder. É uma luta que não vai ser fácil e que sozinha ela jamais vai conseguir. Entre muitas guerras, poder e mentiras, Meira vai descobrir que o poder de inverno está onde ela menos esperava. 
Confesso que no inicio fiquei um pouco perdida, visto que a trama é um pouco complexa. Mas quando peguei o ritmo da leitura, consegui entender bem a proposta da autora. Achei bem criativo o mundo que ela criou envolvendo estações do ano. O interessante é que nos quatro reino Estação – Verão, Outono, Inverno e Primavera – não muda de estação, já que é sempre aquela mesmo para sempre. Por exemplo, no reino Verão só há essa estação, não tem nenhuma outra. Como já disse, de inicio ficamos mesmo confusos, mas depois a autora vai nos explicando e esclarecendo as coisas. Já deu para perceber que os reinos são muito bem construídos. A autora criou um mundo muito rico e original que tornou a leitura bem interessante.

O livro é narrado inteiramente por Meira e vemos os conflitos que há em si. Ela é muito nova, mas já com dezesseis anos quer adquirir responsabilidades e salvar seu povo. Apesar de jovem, ela é muito guerreira, quer sentir que pertence a algum lugar, quer fazer o seu nome, quer ser a heroína. Achei a protagonista muito forte e persistente, apesar de tudo que aconteceu e tudo que descobriu. Ver seu povo ser escravizado, sofrendo, sem esperanças e, sentir na pele esse sentimento, fez com que Meira fizesse qualquer coisa, tudo, que precisa ser feito, independente do que ela quer para salvar Inverno.
Confesso que não gostei do triangulo amoroso que se formou no meio do livro, mas isso não faz com que a leitura seja chata.

Conhecemos vários personagens secundários igualmente fortes que querem o reino deles e vão fazer de tudo para consegui-lo de volta. A autora soube construir bem a trama e soube desenvolve-la com muitas cenas de ação que fazem o leitor ficar extasiado, além de um final digno de palmas. Muitas reviravoltas, suspense, poder, tudo isso vocês vão encontrar aqui. Se você gosta desse tipo de história, você vai se deleitar em uma super fantasia de tirar o fôlego.
Classificação: 








Nenhum comentário:

Postar um comentário