Postagens Recentes

03 junho 2017

Resenha: O Que Resta De Mim



Autora: Thays M. de Lima
Editora: Independente
Páginas: 423
Compre: Amazon
Adicione: Skoob

O Que Resta De Mim é o romance de estreia da blogueira, e agora autora, Thays M. de Lima. O livro conta história da jovem Gabriela à procura de um recomeço, visto que sofreu um trauma muito grande no passado. Confesso que gostei da leitura, apesar de algumas ressalvas que vou discorrer ao longo da resenha.

Gabriela é uma jovem de 19 anos que está prestes a entrar na faculdade no estado do Rio de Janeiro. A jovem teve sua infância roubada ao ser constantemente abusada sexualmente pela pessoa que devia amá-la e cuidar dela. Ela tinha um amigo, mas ele acabou se mudando para outro estado, nunca mais apareceu e nunca soube que Gabriela sofria abusos. Ela não tinha ninguém para contar sobre isso, nem sua própria mãe sabia, visto que trabalhava fora e os abusos aconteciam nesses momentos. Até que um dia Gabriela cansou de tudo isso e uma tragédia põe fim a essa terrível situação.

"Nove anos já haviam se passado e ainda não consigo me sentir bem nesse quarto, tudo aqui me faz lembrar aquele homem. Ele tirou a minha inocência e minha paz durante anos." — POSIÇÃO 470 KINDLE
Agora, a jovem quer mudar de vida, recomeçar e esquecer tudo que passou. Consegue passar em uma faculdade pública e acaba vivendo no alojamento da faculdade. Assim que chega na faculdade ela ver aquele alvoroço por conta do início das aulas, calouros e tal, e neste momento que ela conhece Guilherme.

Guilherme é um universitário devasso que está correndo de compromissos, até conhecer Gabriela. Ele consegue enxergar além do que ela quer mostrar e isso acaba deixando-a louca, visto que ela pensou que o passado tinha ficado para atrás, mas Guilherme consegue trazer tudo à tona. O passado  e o presente vão andar juntos nessa história e muitas feridas e mágoas virão à tona. 
Confesso que gostei da história. É um romance de estreia e a autora se saiu muito bem, apesar de algumas ressalvas. Ela tem uma escrita bem fluida, cativante que faz com que o livro transcorra rápido.

Contudo, algumas coisas me incomodaram na trama, como, por exemplo, faltou explorar um pouco do abuso que foi sofrido pela protagonista. Para uma pessoa que sofreu abuso, ela se esqueceu rapidamente do que aconteceu a partir do momento que conheceu Guilherme. Ela diz que tem medo de homens, mas conseguiu se entrosar logo de cara com Guilherme e seus amigos. Outras coisas que me incomodaram foram o excesso de reviravoltas, muitas coisas que ficaram sem resposta, Guilherme sendo um total machista, infantilidades e comportamentos que não condiz com uma pessoa de 19 anos. Ela tinha traumas? Tinha sim... Mas certas horas parece que ela esquecia desses traumas, sabe? Foi infantil, birrenta e uma coisa que odeio é protagonistas assim.

Mas o livro não só tem pontos negativos. Confesso que gostei muito da persistência de Guilherme e como ele cuidou da Gabi desde quando soube que tinha algo diferente com ela. É notório o amadurecimento dele e como o amor começou a falar mais alto. Enfim, para um romance de estreia, a autora se saiu muito bem. Espero que no próximo livro a autora possa sanar todas as nossas dúvidas e é por esse motivo que, com certeza, vou ler o próximo livro, visto que a autora terminou OQRDM de uma forma que dá um gancho para o próximo livro. O livro é narrado tanto por Gabriela como pela perspectiva de Guilherme e assim vemos o ponto de vista de ambos e conseguimos entender suas motivações.

No geral, gostei muito da leitura, apesar de alguns pontos negativos. É um romance que vale a pena ser lido.
Classificação: 4/5








Nenhum comentário:

Postar um comentário