Postagens Recentes

03 junho 2017

Resenha: Amor & Amizade



Autor: Whit Stillman
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Amor & Amizade é uma releitura baseado no romance epistolar "Lady Susan", de 1871, escrito por Jane Austen. O livro é um roteiro de um filme homônimo produzido pelo próprio autor, o cineasta Whit Stillman. Nunca li nenhum livro da autora (que vergonha), mas a leitura desse livro me deixou curiosa e com uma super vontade de conhecer a escrita de Austen. Nesta breve história acompanhamos a vida de Lady Susan Vernon em sua busca de sair da sua desgraça financeira.
" — Lady Susan Vernon?! Meus cumprimentos por estar prestes a receber a rainha do flerte de toda a Inglaterra!" — PÁG 19


O livro é narrado por Rufus Martin-Colonna de Cesari-Rocca, sobrinho de Lady Susan, e seu propósito é desfazer a má fama de Lady Susan por conta das cartas publicadas pela autora Jane Austen. O romance original escrito pela autora é de forma epistolar, ou seja, narrado por cartas. Nesse livro, a jovem Lady ficou conhecida como a rainha do flerte. Indignado com isso, Rufus tenta desfazer o pavoroso mal julgamento que foi feito a moral de sua tia. Então somos apresentados a esta releitura singular totalmente irônica de tirar o fôlego.
Lady Susan é uma mulher viúva, de Frederic Vernon, linda, persuasiva, espirituosa que está totalmente falida e sem teto. Seu marido faleceu e não deixou ela nem a filha, Frederica Vernon, com um tustão furado. Desesperada, Lady Susan acaba flertando com qualquer homem endinheirado que possa salvá-la de sua terrível desgraça. Com os planos completamente frustados, ela resolve se abrigar na casa do cunhado Charles Vernon e pretende passar a temporada lá até que acabe as fofocas envolvendo seu nome. Contraponto, Lady Susan já tem outro plano em mente: fazer com que sua filha, que já tem idade para casar, encontre um bom marido rico que possa tirá-las da lama. Frederica é o contrário da mãe. É uma jovem muito adorável e tenta fazer de tudo para se livrar do casamento arranjado. E é na casa do cunhado que ela conhece o jovem Reginald DeCourcy, o herdeiro da fortuna da família DeCourcy. Isto lhe enche os olhos, visto que ele seria o par perfeito para si, apesar de sua filha estar se encantando pelo rapaz.
Confesso que não esperava gostar tanto da leitura. O livro contém cenas muito bem escritas, ricas e muito bem desenvolvidas, Apesar de não ter lido o romance original, fiquei chocada com a engenhosidade do autor. É notório o tom sarcástico que o autor pôs na obra e quando menos esperamos somos surpreendidos com muita ironias e nos divertimos com tudo isso. No final do livro temos as cartas de Jane Austen e o autor faz questão de criticar cada uma delas e diversas vezes ele a chama de "autora solteirona". 

Neste livro, mostra um pouco da sociedade que está mais preocupada com aparências e dinheiro. Nas primeiras páginas ficamos com raiva de Lady Susan, mas depois ela acaba ganhando nosso coração por ser são astuta e geniosa. O fim da história, pelo ponto de vista do narrador, foi sensacional. Foi totalmente imprevisível e muito cativante para mim. Após o final da história, tem as cartas de Jane Austen sendo comentadas pelo narrador. São as criticas que o autor faz no decorrer da trama que faz a obra ser são maravilhosa. Recomendo a leitura!
Classificação:








Nenhum comentário:

Postar um comentário